A fascinante origem da festa de São João no Brasil, Portugal e no mundo. – Nova Feira de São Cristóvão

A fascinante origem da festa de São João no Brasil, Portugal e no mundo.

O “São João”, uma das festividades mais populares do Brasil, tem uma origem super interessante: os festivais pagãos em celebração ao Solstício, período astronômico marcado pela posição do sol. Ele indica o início do verão nos países do Hemisfério Norte e do inverno no Hemisfério Sul, caso do Brasil. Talvez você nunca tenha imaginado que o santo católico tinha uma relação muito estreita com astronomia, astrologia e até mapa astral.

São João ao redor do mundo

Ainda hoje, as festividades acontecem em países como Estônia, Finlândia, França e Portugal, de onde os festejos migraram também para cá na época do Brasil-Colônia.  Na cidade do Porto, por exemplo, acontece uma procissão católica na noite de 23 para 24 de junho. Mas os portugueses ainda mantêm outra tradição curiosa: as pessoas saem às ruas batendo nas cabeças umas das outras com galhos de alho-porro ou com pequenos martelinhos de plástico.

No Brasil, que também mantém uma forte influência católica, as festas começam no dia 13 de junho, dia de Santo Antônio, passam pelo dia de São João, 24 de junho e terminam no dia 29 do mesmo mês, dia de São Pedro. As festas se espalharam por praticamente todo o território do Oiapoque ao Chuí, caracterizando-se por ser uma época para pular fogueira, dançar quadrilha e comer milho e outros alimentos típicos.

Atualmente dois locais disputam o título de Melhor São João do Brasil: Caruaru, em Pernambuco, e Campina Grande, na Paraíba. Juntas, as festas juninas atraem aproximadamente cinco milhões de pessoas durante os dias de festejos.

As manifestações de fé

Os cultos afro-brasileiros também celebram o São João de maneira peculiar. Na umbanda e alguns terreiros de candomblé, por exemplo, junho é mês de festas dedicadas ao Orixá Xangô (Sango), deus africano ligado à justiça.

Durante esta época, é costume se acender uma fogueira em homenagem a esta divindade. Como o Brasil é um celeiro de crenças e tradições místicas e religiosas, esse período também é ideal para realização de simpatias.

Pensando nisso, o portal esotérico MyPixeland dá dicas e te ensina uma simpatia fácil para ter boas energias nessa época do ano. Quem já fez, afirma que é infalível.

Simpatia para São João (amor)

Se você está em dúvida sobre quem escolher para namorar ou casar, anote essa simpatia e faça com fé. Escreva o nome das pessoas em pedaços de papel diferentes. Dobre e coloque no sereno, em uma bacia com água. Peça a São João para lhe responder.

O primeiro papel que se desdobrar é o pretendente certo para você. Faça essa simpatia entre o dia de São João e, no máximo, até o dia de São Pedro: 29 de junho. Se mais de um papelzinho se abrir, talvez seja melhor realizar uma consulta de tarot para tirar a dúvida. Faça com fé e boa sorte!